sábado, 2 de outubro de 2010

Post Especial: Hannibal Lecter



Hannibal Lecter, psicólogo, amante das grandes artes, um poço de cultura e classe que fariam de qualquer príncipe uma simples criança imunda sem modos. Lecter possivelmente poderia ser avaliado á um simples olhar pelos seus trajes ou pelos seus modos finos, dignos de um “Lorde”, mas ao o conhecermos melhor, toda aquela ideia que tínhamos sobre ele se desfaz em ruínas...
Clarisse, agente do FBI, erguida como heroína pela sociedade por capturar o maior serial killer de sua era, e depois empurrada aos leões pela mesma sociedade que a ergueu, viu todo o seu trabalho de anos sendo comido por ratos e que o juramento que honrou não passava de mais uma história épica escrita pelas mãos da corrupção e da falsa liberdade. Tanto sua ascensão, quanto a sua queda, se deve a um profundo relacionamento de dois lados com Lecter.
“Dois Lados”?Sim! Mas não no sentido clichê da palavra. Quando Clarisse, recém chegada no FBI procura conselhos, é Lecter quem a assessoria, como um pai e sua filha. Mas pela dimensão dos filmes seria mais como se Lecter “adorasse” Clarisse como sua falecida irmã Misha.


Fim da opnião pessoal...

Hannibal Lecter é uma célebre personagem de ficção elaborada pelo escritor Thomas Harris, que surgiu pela primeira vez no livro Dragão Vermelho (1981). As aventuras de Hannibal continuaram, no entanto, em O Silêncio dos Inocentes (1988) e Dragão Vermelho (2002) filme e em Hannibal (1999).

Em Dezembro de 2006, sete anos após a publicação de Hannibal, Thomas Harris publica a que é, por agora, o seu último livro: Hannibal Rising (que foi traduzida para português por Hannibal - A Origem do Mal). Nesta obra o autor narra a infância e a juventude deste popular assassino, entre os seus 6 e 20 anos de idade.

Todavia, este assassino novelesco adquire o seu verdadeiro êxito mundial ao ver a sua história adaptada ao cinema, por Jonathan Demme, em O Silêncio dos Inocentes, numa excelente interpretação de Anthony Hopkins (vencedor de um Oscar pela sua actuação).

Os outros livros foram, entretanto, também adaptadas ao cinema, sendo o filme mais recente Hannibal Rising, o qual foi realizado por Peter Webber, tendo estreado a 16 de Março de 2007, sendo que o canibal, logicamente, não foi interpretado por Anthony Hopkins, por uma questão de idade, mas pelo jovem francês Gaspard Ulliel.


Os Filmes:

Dragão Vermelho (2002)




Durante o período de reclusão de Lecter, William Graham consulta-o para que este desenvolva o perfil psicológico de um assassino, alcunhado pelo jornal sensacionalista National Tattler como "A Fada dos Dentes". Esse assassino, cujo nome real descobririam ser Francis Dolarhyde, chamava a si próprio "Dragão Vermelho", baseando-se na ilustração "O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol" de William Blake, visionário e pintor inglês.

Dolarhyde matava famílias inteiras das formas mais sórdidas e, com a participação de Lecter na investigação, estes acabam por entrar em contacto (através de carta). É então que o ex-psiquiatra instiga "Dragão Vermelho" a perseguir o Agente Especial William Graham e a sua família, por forma a se vingar do homem que o colocou na prisão.


O Silêncio dos Inocentes (1991)



Em O Silêncio dos Inocentes, Dr. Lecter é consultado por Clarice Starling, uma estudante da Academia do FBI. É-lhe, então, solicitado o perfil psicológico e o reconhecimento do assassino em série "Buffalo Bill", personagem que utiliza a pele das jovens mulheres a quem tira a vida para confeccionar peças de roupa.

É nesta etapa que Lecter consegue escapar da prisão e capturar algumas vítimas, entre elas, um companheiro de cela, dois guardas e o Director do hospital onde purgava as suas condenas.


Hannibal(2001)



Após 10 anos, de O Silêncio dos Inocentes, Lecter é procurado pelo FBI como um dos 10 maiores criminosos, porém, sem sucesso. É neste conto que o autor envolve a todos em uma trama a fim de desenrolar a aventura final da personagem Lecter.

Uma vítima de Lecter, Manson Verger, uma das duas únicas a sobreviver a um ataque seu, deseja encontrá-lo para puni-lo, não pelo ataque, mas por sua rejeição no passado. No entanto a agente especial Clarice Starling recebe ainda cartas de Hannibal, onde o missivista expõe-a ao ridículo, e dando pequenas pistas de seu paradeiro. Mas então Lecter é capturado por capangas de Verger colocando Starling em dúvida quanto aos seus sentimentos. A trama acaba com a fuga de Lecter, com a ajuda involuntária de Starling.


Hannibal - A Origem do Mal(2007)



Filme de 2007 ("Hannibal Rising") que dá continuidade a série do caníbal Hannibal. Apesar de ser o quarto da série, este filme é cronologicamente o primeiro, pois conta a origem do assassino desde a infância até a sua juventude, quando então a personalidade canibalista e assassina do Dr. Lecter já havia sido forjada. É mostrada a infância do personagem quando viveu com a irmã na Lituânia, nos últimos dias da II Guerra Mundial. Em um episódio traumático, Hannibal, que já havia perdido os pais na guerra, assiste sua pequena irmã Mischa ser assassinada e devorada por soldados cruéis e alucinados pela falta de comida. Quando cresce, Hannibal retorna às ruínas do lugar e encontra os nomes dos soldados, dando início a sua selvagem vingança.

Um comentário:

  1. Muito interessante seu blog. ! ;D

    http://porummomentonet.blogspot.com/

    ResponderExcluir