domingo, 14 de fevereiro de 2010

Processos cinematográficos 1


Produção cinematográfica

Segundo o Dicionário Houaiss, produção é o ato de produzir, mas também o resultado deste ato, e portanto o volume do que se produz, a capacidade de produzir e mesmo o próprio produto. No campo do audiovisual, e particularmente no cinema, produção pode ser:

* o conjunto de todas as fases necessárias para a realização de um filme ou produto equivalente;
* apenas as fases intermediárias da realização audiovisual, as que se situam entre a pré-produção e a pós-produção, compreendendo basicamente a etapa de filmagem;
* o trabalho ou a atividade do produtor cinematográfico;
* (em algumas circunstâncias) sinônimo de filme, no sentido de produto audiovisual.

Produção cinematográfica é o processo de fazer um filme, de uma idéia inicial de história ou escrita do roteiro, filmagem, edição e finalmente distribuição para um público. Tipicamente isso envolve um grande número de pessoas e o processo pode demorar de meses à anos para ser completado. Uma produção cinematográfica pode ocorrer em qualquer lugar do mundo, com grandes diferenças de contexto econômico, social e político, usando uma variedade de tecnologias e técnicas.

Produção de cinema requer muito planeamento e organização. Deve-se fazer um roteiro de tudo o que será necessário no set, desde alimentação até os equipamentos de iluminação e maquinaria.

Entre os processos necessários para criação de um filme estão: criação do roteiro, storyboards com desenhos de todas as cenas para facilitar na preparação do set, planejamento, equipe técnica, elenco, preparação do set, cenários, captação das imagens internas e externas, filmagem, trilha sonora, edição, pós-produção, promoção e distribuição, além de muitos outros.

Pré-Produção

Pré-produção é o nome dado à produção inicial de um filme. É o gênesis de uma produção. É n'essa fase em que o estúdio aprova a ideia d'o filme e indica um produtor para gerenciar o projeto. O produtor e o estúdio providenciam financeamento. O produtor contrata um diretor atores e equipes de suporte; os roteiristas revisam o roteiro do filme.

Pós-Produção

Pós-produção é a última etapa de uma produção cinematográfica. Nessa etapa o editor faz a edição ou montagem do filme bruto, dando ao filme o aspecto final. É adicionada a trilha-sonora; o revestimento digital (efeitos especiais: visual e sonoro). O filme é exibido em pré-estreia e depois lançado nos cinemas.

5 comentários:

  1. Aaaaaaaaah
    Eu adoro cinema!
    Gostei do blog, é bem informativo x)
    Parabéns!
    Beeeijo ;**

    ResponderExcluir
  2. Achei doido esses dois últimos posts...
    Pra mim o manual não vai servir de nada, mas esse post deixando algumas coisas mais claras foi bem informativo...
    Muito doido mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Informativo, mas para alguém que já teve aula nessa matéria é bastante superficial. Mas para quem é leigo, realmente dá uma ajuda para a pessoa se situar no processo de criação e produção que os filmes envolvem. E realmente, dá MUITO trabalho.

    http://verball.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótimo blog.
    Com uma carga de informações maravilhosas.
    Sou uma amante de cinema, mas não entendia assim tão a fundo.
    Parabéns

    ResponderExcluir